quarta-feira, 27 de maio de 2009

Dando início às nossas publicações, começarei falando um pouco sobre cidadania...Este é um espaço para se discutir política, gestão, poder e dinheiro público temas que são inerentes a nós como seres humanos e, sobretudo, como cidadãos...

Este espaço também é o lugar onde eu, criadora deste blog, cidadã e jornalista, mostrarei a realidade da população de Barão de Grajaú, município situado no Médio Sertão Maranhense. Uma cidade com aproximadamente 20 mil habitantes, pequena, mas com sérios problemas de administração pública que já se estende há anos...

O conceito de cidadania sempre esteve fortemente atrelado à noção de direitos, especialmente aos direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto).

Portanto, ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação.

A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário... até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário